aliviare-3012-2

Você tem dificuldade de se desligar dos problemas e, por isso, demora a pegar no sono?

Você tem dificuldade de se desligar dos problemas e, por isso, demora a pegar no sono? Ou costuma ter noites agitadas e, mesmo depois de passar um bom tempo na cama, acorda cansado? Pensando nisso, separamos uma dica para você:

Ler é uma estratégia eficaz, para diminuir o estresse. Durante o estudo elaborado pela Universidade de Sussex, no Reino Unido, os voluntários chegaram a amenizar em 68% o nível de tensão ao folhear um livro por alguns minutos. A justificativa dos pesquisadores para os resultados encontrados é a de que, ao acompanhar uma história, nos desligamos, temporariamente da nossa realidade. Ocorre um alívio das tensões musculares e uma diminuição significativa no ritmo dos batimentos cardíacos.

Mas, para que o livro seja capaz de proporcionar todos esses benefícios, é preciso que o assunto e o gênero despertam uma sensação de bem-estar em quem está acompanhando a história. Boas sugestões de leitura são os livros de contos, poesias e os romances, porque não deixam o leitor ansioso para saber o que acontecerá no próximo capítulo. A literatura de humor também funciona.

O ambiente também ajuda

Para que o relaxamento proporcionado pela leitura fique ainda melhor, é importante que o ambiente em que se pratica o hobby seja tranquilo, propício para a concentração. Já a posição para a leitura deve ser escolhida de acordo com a sensação de conforto que proporciona a quem está com o livro em mãos.