suporte ventilatorio

Quer conhecer mais sobre o uso do suporte ventilatório?

A ventilação mecânica ou o suporte ventilatório, é um método de suporte para o tratamento de pacientes com insuficiência respiratória aguda ou crônica agudizada e pacientes submetidos a anestesia geral para intervenção cirúrgica.

Consiste de um dispositivo automático conectado as vias aéreas destinado a levar volume de gás aos pulmões com o objetivo de aliviar total ou parcialmente o trabalho respiratório do paciente, promovendo as trocas gasosas e a manutenção de um suporte respiratório eficiente para a manutenção da vida. Sendo que, os ventiladores mecânicos podem realizar sua função aplicando uma pressão positiva nas vias aéreas (ventilação com pressão positiva).

O critério para a utilização da ventilação mecânica varia de acordo com o objetivo que se quer alcançar e com a necessidade clínica do paciente, que pode ser observada através dos exames clínicos e laboratoriais.

As principais indicações para o suporte ventilatório mecânicos são: Reanimação por parada cardiorrespiratória; Hipoventilação e apnéia; Insuficiência respiratória devido à doença pulmonar previa e hipoxemia; Falência do aparelho respiratório, seja por fraqueza muscular, doença neuromuscular ou fadiga; ou por alteração no comando respiratório; Prevenção de complicações respiratórias no pós-operatório de cirurgia de abdome superior ou torácica;
Diminuição do trabalho muscular respiratório.

Fonte: andressa-fisiorespiratoria.blogspot.com.br

 

Texto completo disponível em: http://andressafisiorespiratoria.blogspot.com.br/2009/06/principios-de-ventilacao-mecanica.html