Polissonografia

Polissonografia: Conheça detalhes sobre o exame!

A polissonografia é o exame usado para a investigação de vários distúrbios do sono, dentre eles a Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS). O paciente deve dormir com sensores fixados no corpo que permitem o registro das fases do sono, profundidade, da quantidade de sono REM (fase em que ocorrem os sonhos), oxigenação sanguínea, além de outros dados. Os sensores são fixados de maneira a permitir ao paciente movimentar-se durante o exame, não atrapalhando assim o sono. O exame é indolor. Todos os sensores são fixados na superfície do corpo. Não se usam agulhas ou instrumentos semelhantes, ou seja, o exame é não-invasivo e não envolve qualquer risco.

Onde é realizada a Polissonografia?

O exame é tradicionalmente realizado em uma clínica ou laboratório de sono, sob a supervisão de técnico capacitado. Como alternativa, a Aliviare oferece aos seus pacientes uma nova tecnologia, já testada e aprovada em diversos estudos internacionais, que permite a realização do exame da polissonografia em seu próprio domicílio – a polissonografia domiciliar. Esta traz mais conforto e possibilita a realização do exame também naqueles pacientes que têm dificuldade em dormir no ambiente de laboratório, em condições e horários diferentes ao seu ambiente de sono habitual.

Em quais casos a polissonografia domiciliar oferece vantagens?

1. Pessoas que apresentam dificuldades para dormir fora de casa, por vários motivos. Problemas com colchão, travesseiros, lençóis, barulhos ou temperatura inadequada (calor ou frio) podem prejudicar a qualidade do sono fora de sua casa, interferindo com a qualidade do exame.

2. Pessoas que costumam dormir tarde e acordar tarde. As polissonografias convencionais realizadas em clínicas de sono geralmente são finalizadas entre 6h e 8h da manhã, a respeito da vontade do paciente em permanecer dormindo mais e de quantas horas já se tenha dormido. Com a polissonografia domiciliar os horários habituais de sono do paciente são respeitados possibilitando uma maior fidelidade na análise do sono.

3. Pessoas com dificuldade no transporte às clínicas como idosos, pessoas acamadas ou com problemas de locomoção.

Como é agendada e realizada a Polissonografia em casa?

O exame é normalmente agendado por telefone ou email. Deve ser programada a data e o horário para a visita do fisioterapeuta, que orientará quanto à colocação dos sensores e ao uso do aparelho para realização do exame.

Quem realizará a instalação dos sensores do exame?

Os sensores do exame são instalados por um fisioterapeuta especialista. O fisioterapeuta, após instalar o equipamento e sensores e orientar sobre o exame, não permanecerá no local, assegurando maior privacidade. A instalação dos sensores dura cerca de 30 a 40 minutos em média. No dia seguinte, o fisioterapeuta retorna ao domicílio, recolhe o aparelho contendo os dados que serão usados para emissão do laudo, realizado por um médico capacitado.

Como se preparar para o exame?

Pacientes que fazem uso regular de medicações (inclusive as medicações que induzem ao sono) devem relatar ao profissional da Aliviare, que saberá orientar sobre a necessidade ou não da interrupção destas. Não devem ser utilizada bebidas alcoólicas.

 
Fonte: www.disturbiosdosono.net

Link da matéria completa: bit.ly/1oF1qQv